Dentre os custos de produção na avicultura de corte, a manutenção com máquinas e equipamentos é um deles. Mas saiba que é possível reduzi-lo com o planejamento de algumas ações
Uma das formas de diminuir esse custo é realizar a manutenção preventiva, ao invés de corretiva. Você sabe a diferença entre as duas?
Na manutenção preventiva, toda ação acontece de forma sistemática no controle e monitoramento, com o objetivo de reduzir ou impedir falhas no desempenho de equipamentos, máquinas ou estrutura.
Nela, a manutenção é programada, sendo realizada com determinadas horas e datas definidas, ou seja, essa ação é executada com a máquina tendo problema ou não. Assim, é verificada a necessidade da troca de peças ou se é possível manter por mais um lote.
Já a manutenção corretiva é realizada com o objetivo de restaurar as condições iniciais e ideais de operação das máquinas e equipamentos, eliminando as fontes de falhas que ocasionaram os problemas.
Nesse caso, a ação acontece somente quando há a necessidade de corrigir um problema que já ocorreu e que geralmente precisa ser sanado em poucas horas.
Um dos motivos pelos quais você deve realizar essa manutenção é poder identificar situações antes que elas se tornem um problema. Exemplo: evitar a parada ou quebra do equipamento durante o andamento do lote.
Por isso, a ação preventiva vem como uma estratégia inteligente: eliminar gastos desnecessários.
Veja algumas sugestões que listamos para você se planejar e efetuar:
- Liste todos os equipamentos que possam comprometer o desempenho da produção de frangos;
- Determine a frequência com que será realizada cada manutenção;
- Tenha registros de todas as manutenções realizadas ao longo do tempo;
- Determine um responsável pela manutenção, gerenciando-o para tomar a decisão no momento certo.
Equipamentos que devem receber esse tipo de manutenção:
Todos os equipamentos que possam comprometer o desempenho da produção de frangos precisam estar com a manutenção adequada.
Isto inclui: máquinas, equipamentos, exaustores, geradores de energia, aquecedores, linha de comedouros, bebedouros, sistemas de ventilação, inlets, placas evaporativas, etc.
Intervalo ideal entre uma manutenção e outra:
Não são todos os itens que precisam ser revisados nos lotes. Alguns deles que você precisa prestar atenção são:
- A cada seis meses (troca de óleo): exaustores, motor dos silos e redutores.
- Inspecionados em todo início de lote: linha de comedouro, linha primaria, linha do silo, campânulas e cubo de aquecimento.
Por isso, ter bons registros é fundamental para monitorar se a mesma máquina continua com falhas ou se necessita maior manutenção em relação às outras.
Vantagens que essa ação proporciona:
– Auxilia na redução dos custos: impede a quebra do equipamento durante o andamento do lote, evitando assim prejuízos com altos custos de manutenções, bem como, a perda de tempo com o sistema de produção sem operação.
– Aumenta a confiabilidade: faz com que o equipamento opere sempre próximo das condições ideais.
– Segurança de que o produtor rural chegue ao final do lote sem preocupações.
Analisando custos x benefícios:
Com o passar do tempo, é possível analisar os custos e benefícios de se realizar a manutenção preventiva. Para isso, um sistema de gestão pode te auxiliar.
O produtor rural que gerencia sua propriedade através de um software consegue acompanhar o andamento do negócio, sendo possível identificar onde estão os gargalos e assim tomar decisões assertivas para evoluir nos processos.
Um sistema de gerenciamento da propriedade é fundamental porque contribui para que você olhe para os custos de forma detalhada, entendendo o quanto cada despesa representa.
Assim, é possível o produtor comparar ano a ano os resultados de suas tomadas de decisões, podendo medir o motivo por ter tido lucro ou prejuízo, e entender o que deu certo e errado.
Dentre outros, o produtor pode acompanhar não só os custos com manutenções, mas todos os outros custos que são inerentes ao negócio.
Quer saber mais como uma plataforma de gestão rural pode revolucionar os processos na avicultura de corte? Converse com um dos nossos especialistas: www.eprodutor.com.br | contato@eprodutor.com.br