No processo de gestão de uma propriedade rural, os indicadores são grandes aliados, pois medem a diferença entre a situação atual e a situação desejada. São a base para identificar os problemas e definir prioridades para melhoria.
Um produtor que tem gestão, realiza o controle de seu fluxo de caixa e de financiamentos, de forma reduzir seu risco financeiro. Tem controle de seu estoque de insumos. Sabe quanto cada talhão/cultura e granja produzem, para realizar comparação de resultado de cada ano e ciclo de produção.
Com uma boa gestão da propriedade rural, é possível identificar os principais pontos fortes e fracos do seu negócio, bem como novas oportunidades do mercado.
Uma ferramenta como fluxo de caixa, quando bem organizado, considerando todas entradas e saídas, facilita a entender onde foi destinado o seu dinheiro.
Com previsão do fluxo de caixa, gestão e controle de contas a pagar e a receber é possível:
- Monitorar a saúde financeira da sua fazenda.
- Fazer previsões de receitas futuras.
- E direcionar compras à prazo dentro de datas onde o fluxo de caixa estará mais folgado.
Tão importante quanto controlar o fluxo de caixa, é organizar o planejamento de receitas e despesas, permitindo assim estabelecer metas e avaliar o desempenho da propriedade como um todo.
Comparar o que foi planejado versus o que foi realizado ajuda a entender os motivos de despesas de forma mais clara.
Podemos imaginar o planejamento financeiro como uma bússola que direciona para caminhos a serem seguidos. Com ele o produtor tem visão organizada e antecipada do seu negócio, tendo à sua disposição parâmetros para dar andamento no dia-a-dia com total segurança e visibilidade. Isso ajuda o produtor a enxergar os gastos e otimizar de forma racional o uso do dinheiro.
Outro ponto importante é que a criação de um planejamento permite que todos os integrantes estejam cientes do que se pretende, o que auxilia a mantê-los engajados e caminharem na mesma direção.
Para que a gestão funcione de maneira eficiente, é necessário que seja feito o monitoramento das atividades de maneira contínua. Desse modo, caso o desempenho não esteja saindo como o previsto, é possível identificar onde estão os gargalos ou problemas de produção e buscar formas de corrigi-los, a fim de evitar grandes perdas.
Dessa maneira, fica muito mais fácil manter a saúde financeira do seu negócio em dia.