A importância do monitoramento do peso das aves está diretamente relacionada ao desempenho da granja, evitando perder o momento certo do ciclo de produção. Os métodos convencionais aplicados atualmente não acompanharam a evolução tecnológica, e a falta de tal transição contraria as propostas de bem-estar animal que vêm sendo amplamente discutidas a partir da conscientização das necessidades de governança ambiental, social e corporativa (ESG).
O processo mais comum de pesagem ocorre sistematicamente ao longo dos aniversários de sete dias do lote. O método, que utiliza uma balança do tipo manual, consiste em reduzir a intensidade da luminosidade para diminuir a movimentação das aves e selecionar, no mínimo, 1% do total das aves do lote, obtendo uma boa amostragem de peso.
Feita a seleção, é recomendado utilizar uma caixa ou um saco para acomodar as aves e realizar a pesagem dos frangos. Os resultados devem ser preenchidos na ficha de informe ao frigorífico. É importante verificar a calibração da balança, pois erros no processo de medição podem direcionar o produtor e a indústria a conclusões equivocadas sobre o desempenho do lote.
Este método amplamente difundido pelos avicultores, apesar de simples, acaba sendo extremamente trabalhoso e ineficiente. Inclusive, veterinários e especialistas do negócio já se pronunciaram negativamente quanto ao processo, pois gera desconforto, angústia, medo, estresse e doenças nas aves, sem falar nos riscos na carcaça que contaminam os lotes e custam muito tempo dos granjeiros em um manejo desconfortante.
A tecnologia ajuda a evitar os impactos negativos do método convencional, controlando de forma automatizada o peso do frango sem desgastes.
Durante a pesagem automática, os frangos não param de apresentar seu comportamento natural. Além de controlar o peso dos animais de forma contínua, essa pesagem pode gerar dados estatísticos mais ricos sobre o peso e a característica de desenvolvimento do lote.
O custo da pesagem automática de frangos é facilmente superado pelos benefícios do método, como um número mais significativo de pesagens, sem esforço humano e trauma para as aves. Soluções baseadas na Internet das Coisas (IoT) podem transmitir rapidamente informações eletrônicas ao frigorífico, reforçando o suporte técnico sobre o andamento do lote.
A pesagem automatizada das aves permite uma gestão mais apurada sobre o consumo de ração, além de não interferir na qualidade de vida dos animais. A tendência é o mercado ficar cada vez mais exigente em relação aos cuidados nos processos produtivos de proteína animal. Quem estiver preparado, terá uma boa vantagem competitiva, bem como melhores dados para tomadas de decisões inteligentes.
Quer saber mais sobre a pesagem automatizada de frangos? Entre em contato conosco pelo WhatsApp: clique aqui