fbpx

Produtores de frango de corte pesam os animais com balanças automáticas no Oeste do Paraná

por | Avicultura Digital, Internet das Coisas

Na avicultura, o peso é um indicador simples, porém extremamente valioso. Com a pesagem dos animais, é possível determinarmos a taxa de conversão alimentar para os frangos de corte e o desempenho de produção de ovos para as poedeiras, assim como identificar a uniformidade do lote e detectar possíveis discrepâncias decorrentes de desnutrição, parasitismo, superpopulação, calor e frio.

A importância de monitorar o peso das aves também está ligada diretamente com o desempenho da granja, que evita prejuízos no lote ao não perder o tempo correto das metas dentro do ciclo produtivo.

Como funciona a pesagem na avicultura?

Para garantir uma boa amostragem, é preciso realizar a coleta do peso de algumas aves em diferentes pontos do aviário, já que é comum encontrarmos animais de diferentes pesos nestes locais.

Quanto mais aves houver na faixa de peso correspondente a aproximadamente 10% do peso médio do lote, mais uniforme este será. Usualmente, o peso das aves é monitorado a cada sete dias, entretanto, fica a critério do produtor a quantidade de pesagens necessárias para acompanhar o desenvolvimento dos animais ao longo do lote.

É importante lembrarmos que, quanto maior o intervalo entre a pesagem das aves, menos tempo se tem para identificar problemas que, muitas vezes, surgem e são desenvolvidos em menos de uma semana, ou seja, demorar para realizar a pesagem pode aumentar a probabilidade de problemas e redução na taxa de retorno do lote.

Como funciona a pesagem de aves

Tecnologia no monitoramento de peso na avicultura

Com o avanço da tecnologia, a pesagem contínua na avicultura se tornou uma realidade. Por meio de soluções que apresentam instrumentos de precisão, dados são coletados em tempo real e transmitidos para plataformas de gestão de processo.

Balanças inteligentes, como as da E-Aware, possibilitam a pesagem diária, de maneira constante e sem sofrimento para o animal, sendo capazes de pesar cada frango do lote nas diferentes fases de produção. A ferramenta otimiza o processo, garante o bem-estar animal e reduz horas de trabalho do granjeiro, que pode dedicar seu tempo para outras atividades.

Quer saber mais sobre as soluções da eProdutor? Entre em contato pelo nosso WhatsApp: FALE CONOSCO