4 dicas para realizar um planejamento estratégico da propriedade rural

por | 13 - 05 - 22 | Gestão Financeira

O produtor rural considera planejar a safra de maneira efetiva para evitar perdas, mas será que o planejamento que ele realiza é o ideal?

A propriedade é uma empresa rural e precisa ser tratada como tal. Se uma empresa não realiza um planejamento, colocando as variáveis e imprevistos que podem ocorrer durante o percurso, ela quebra, isso é uma realidade. Você já conheceu ou conhece alguma empresa nãofaz planejamento estratégico e consegue ter sucesso? Difícil, né?!

O planejamento rural é imprescindível para o êxito da propriedade e do produtor, ele te dá a possibilidade de ser mais assertivo nas suas decisões, você tem uma visão mais clara dos seus objetivos e metas, sendo assim, ficará mais simples alcançá-las.

Por isso, separamos 4 dicas para te ajudar a realizar um planejamento estratégico:

1. Conheça as fragilidades da sua empresa rural

Saber exatamente quais os pontos fracos da empresa, faz com que você procure alternativas para solucionar e melhorar os problemas abordados.

2. Realize uma análise financeira

A análise financeira é importante para você saber como está o andamento do seu negócio e qual o melhor momento para investir.

3. Estabeleça metas de curto e longo prazo

Os objetivos a curto prazo, são durante determinada safra, nessa etapa sempre vão surgir imprevistos, por isso, é importante fazer um planejamento colocando mais de um caminho a ser trilhado. Para as metas de longo prazo, é importante que você tenha uma visão do que você quer e de onde quer chegar, estabeleça objetivos que façam sentido para você e que seja sustentável para o negócio ao longo do tempo.

4. Utilize ferramentas que auxiliam no processo de planejamento

Utilizando plataformas que mostram o histórico da sua propriedade, desde o manejo prático até o administrativo e financeiro, é possível analisar os erros e imprevistos e melhorá-los. Além de economizar tempo do seu dia a dia, tornando mais simples realizar um planejamento estratégico.

O planejamento é essencial para nos organizar. Porém, quando não sair conforme o planejado, análise quais os fatores saíram do seu controle e refaça da maneira que melhor se encaixar na sua rotina, lembrando sempre dos 4 pontos abordados acima.

Conte com o eProdutor para realizar o seu planejamento rural. Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas. (41) 99278-8701