A importância da primeira semana na avicultura de corte

por | 18 - 04 - 22 | Avicultura

Os primeiros dias de vida das aves são delicados e necessitam da preparação do ambiente com antecedência, além de procedimentos adequados para evitar perdas e estabelecer o precedente para um bom desempenho.

São momentos de grandes transições fisiológicas, como a maturação do sistema digestório e do sistema imunológico, além do desenvolvimento do sistema termorregulador. Esforços extras durante a fase inicial serão recompensados no desempenho final do lote!

O manejo de frango de corte começa antes mesmo da chegada dos pintinhos à granja com procedimentos de higienização das instalações e equipamentos, preparo do ambiente, com ração e água disponível, monitoramento das condições de ambiência e da cama, dentre outras ações essenciais na busca por bons resultados.

São nos primeiros dias de vida do frango de corte que ocorre o maior crescimento em percentual: o pintinho aumenta em média em torno de 4,5 vezes o seu peso inicial. De 42g, vai para 193g no final da primeira semana!

O peso do pintinho na primeira semanareflete o peso das vísceras do sistema digestório (órgãos como intestino, pâncreas e fígado tem um crescimento de 80% nos primeiros dias de vida).

O desenvolvimento do trato digestório está diretamente ligado ao aproveitamento da ração e, consequentemente, ao desenvolvimento corporal da ave. Com isso, podemos afirmar que existe uma alta correlação entre o peso de 7 dias e o peso do abate.

Assim quanto melhor for o balanço da dieta e a ingestão dos nutrientes adequados, maior será a tendência das aves apresentarem um bom desenvolvimento de acordo com seu nível de crescimento.

Comedouros e bebedouros devem estar dispostos de forma uniforme no pinteiro, permitindo fácil acesso e bem regulados para evitar o desperdício, com ração de qualidade e indicada para esta fase e o fornecimento de água limpa, fresca e de qualidade de maneira ilimitada.

Os cuidados com ambiência e aquecimento também precisam ser redobrados já que o sistema termorregulador desses animais nos primeiros dias ainda é pouco desenvolvido, necessitando de uma fonte externa de calor para se aquecer.

Para que seja criado um ambiente confortável, a temperatura ambiente deve estar em torno de 30ºC a 32ºC e a da cama 28 a 30ºC. A umidade relativa deve estar entre 60 e 70% e a ventilação precisa ocorrer de modo a diminuir o acúmulo de gases nocivos, mas sem afetar o desenvolvimento das aves. O alojamento adequado se dá quando os pintos encontram-se piando e espalhados uniformemente.

São muitos os fatores necessários para que o período inicial de vida das aves tenha sucesso, por isso, um bom controle de todos esses dados e informações facilita não só o manejo do produtor em relação a sua granja, mas também a organização da sua atividade rural como um todo.

Conheça o eProdutor e entre em contato com um de nossos especialistas (41) 99278-8701 ou contato@eprodutor.com.br